Esta semana pensando sobre o vídeo "Saber e Sabor" , levando em consideração que na escola estamos construindo o PPP e repensando várias coisas, ainda lembrando a colocação do Tutor Renato para analisarmos e compreendermos o momento o qual grande parte da turma está passando de questionamento do curso e falta de motivação, resolvi tentar começar esta análise.
Por que mesmo com atividades atrasadas eu resolvi, na hora de escolher qual fazer primeiro, esta semana, fazer as de TICs e de Seminário Integrador, sendo que estas duas nem estão com os prazos esgotados?
Por achar as duas com atividades mais desafiadoras, pois aprender a trabalhar no ETC, embora tenha sido no primeiro momento muito difícil, com o passar dos dias está ficando mais tranqüilo e está dando prazer, ou seja, uma aprendizagem com sabor. Desta mesma maneira o vídeo e a aula presencial de Seminário Integrador me deixaram toda a semana pensando nas perguntas dos alunos, durante as aulas fiquei observando e analisando o que eles perguntavam para mim ou para os colegas, sempre eles utilizam esta estratégia de perguntar primeiro para os colegas e depois para o professor. Já por outro lado nas outras Interdisciplinas, cujos trabalhos eu deixei para depois, ou se está repetindo a mesma forma desde o início do semestre (leia o texto, veja os exercícios, crie um exercício e aplique com seus alunos) ou os objetivos das Interdisciplinas não estão claros. Algumas vezes nós alunos-professores não conseguimos compreender a finalidade daquele exercício, o porque temos de fazer aquilo, isto no meu caso em especial é muito desmotivador, se eu não vejo qual a finalidade eu não me interesso. Acho que o PEAD, por ser uma forma diferenciada de ensino-aprendizagem nos permite olhar e refletir de uma forma muito mais rápida, pois não está ainda incorporado ao nosso dia-a-dia é como um olhar para o 'outro', atitude de realizar com mais dificuldade como relação a escola tradicional. Outra questão que eu questiono com relação ao PEAD são as atividades já estarem prontas no começo do semestre, sem alguns professores nos conhecerem, estas mesmo não sendo bem aceitas pelos alunos são mantidas, não há uma mudança metodológica, apenas algumas são retiradas e os prazos são prorrogados. Por quê?
Um comentário:
Boa reflexão! O mesmo acontece com as crianças na escola. Vou repassar seu comentário. Obrigada.
Postar um comentário