domingo, 6 de abril de 2008

Terceira Semana



Este ano continuo trabalhando com o projeto de Robótica na Escola. Ano passado tivemos curso de como organizar o trabalho em grupos e quais as teorias que embasavam o programa da Lego. Agora estudando o texto : “Informática educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas” de Maria Candida Moraes descobri que um dos teóricos citados neste texto é um dos criadores do programa de Robótica na Escola (fotos acima). A linguagem usada no programa é a Logos de Seymour Papert, assim como o nome do material Mindstorms deve-se ao livro deste pesquisador “Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas” de 1980. Não sabia que este programa tinha raízes tão antigas e tão bem fundamentadas.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

É, Darlene, a linguagem de programação LOGO é antiga. Esse é um dos primeiros softwares que tem como base a teoria interacionista a respeito da construção de conhecimento, pois se entende que não basta que o aluno acesse materiais, softwares de exercício-e-prática, mas ele precisa agir sobre o software, criar, compreender. O LOGO permite inserir comandos para que se criem formas com a tartaruga. Nessa experiência, o aluno precisa pensar em como fazer a forma geométrica, que comandos inserir, porque deu errado ou até mesmo certo. Faz o aluno, agir, refletir, abstrair. O trabalho com a Robótica nas escolas permite isso e motiva os alunos a criarem, gostarem de aprender, o que é muito legal.
Conte-nos um pouco mais sobre como está sendo essa experiência e o que os textos que você está lendo já te levaram a pensar e a desenvolver.
Abraços