Na escola em que trabalho acontece o projeto Re-Crear, que envolve cerca de 500 alunos do EJA. Foi feita uma pesquisa por três meses em que foram resgatadas brincadeiras coletivas e recriados brinquedos. Pandorgas, cinco-marias, tabuleiros, carrinhos-de-lomba e uma infinidade de brinquedos foram feitos pelos alunos a partir de materiais reciclados. As brincadeiras - com suas coreografias, músicas e letras, desde as mais comuns como pular corda e cabo-de-guerra, até as menos conhecidas, que faziam parte da infância dos mais velhos - foram recuperadas na pesquisa e após apresentadas em oficinas de encerramento do trimestre. A iniciativa faz parte de um projeto de maior abrangência, o Brincando na Escola, dentro da proposta de integração dos alunos com a comunidade e a substituição do ócio por atividades criativas e capazes de envolver pessoas de todas as idades. Divididos em grupos, os alunos escolheram temas relacionados às brincadeiras de infância e trocaram informações entre si, já que as turmas têm pessoas de todas as idades, de adolescentes a idosos. Eles também ouviram integrantes da comunidade para resgatar o repertório de cada um e conhecer brinquedos e brincadeiras que pareciam esquecidos no tempo.
Um comentário:
Hi, Darlene o seu e impressionate, vi as imagens na tela fez-me recordar daquilo que estou ligado que e Arqueologia, precisando assim acreditar que ha pessoas que abrodam em estado visual sobre o processo evolutivo do homem apesar de convencional que seja e carcendo de mais informacao.
Vistarei mais, assim podemos fazer colaboracao sobre o assunto do 3 semestre das suas aulasa.
Postar um comentário