domingo, 17 de outubro de 2010

9ª Semana

Para a realização do TCC estou realizando várias pesquisas, uma diz respeito a utilização de rádios no ambiente escolar, atividade que realizei durante o estágio ,eixo 08, e estou analisando agora no TCC. O rádio como instrumento utilizado na área educacional já ocorreu em vários momentos históricos e com diferentes objetivos. O rádio começa a ser usado pelos brasileiros em 1922, de forma amadora e com várias dificuldades, apenas no final da década de 20 que há uma profissionalização do mesmo. ‘O carioca Edgard Roquette-Pinto defendia a ideia de que o rádio, enquanto inovação tecnológica de grande potencial, deveria ser empregado prioritariamente para levar educação e cultura a todas as partes do país. Nos anos de 1950 e 1960, o Movimento de Educação Base (MEB) representou a tentativa de resgatar os ideais de Roquette-Pinto. O projeto consistia em utilizar a metodologia de Paulo Freire para alfabetizar agricultores das regiões Norte e Nordeste.’(1) Hoje a criação de programas de rádio ocorre para estimular crianças, jovens e adultos a se expressarem e mostrarem as suas opiniões e ideias; dar voz a pessoas até então sem direito a isto, mostrar a dimensão política da informação e apresentar novas formas de construção cognitiva mediadas pelas novas tecnologias.

(1)www.catavento.org.br/arquivos/O_RADIO_NA_ESCOLA_COMO_INSTRUMENTO_EDUCATIVO.pdf

domingo, 10 de outubro de 2010

8ª Semana

Para a realização do Trabalho de Conclusão estou estudando conceitos relacionados com a alfabetização e o letramento e as várias dimensões destes. Estes conceitos foram trabalhados na Interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização no eixo 02, Educação de Jovens e Adultos e Linguagem e Educação ambas do eixo 07. Neste último eixo trabalhamos com os modelos de letramento autônomo e o modelo ideológico. Estes modelos estão relacionados com as práticas escolares, o modelo autônomo o qual aparece nas escolas, considera a aquisição da escrita como um processo neutro com o objetivo final do processo, a capacidade de interpretar e escrever textos abstratos dos gêneros expositivos e argumentativos. Assim os caminhos dos alunos já estariam previamente traçados em função de sua classe social e/ou etnia e não de sua inteligência ou potencialidade. Com o trabalho com a EJA percebi a necessidade de um letramento ideológico para que haja conscientização daqueles alunos e a transformação de suas vidas. Para isto é necessário uma proposta pedagógica que contemple esta demanda, no caso do TCC as Arquiteturas Pedagógicas.

domingo, 3 de outubro de 2010

7ª semana

Durante o curso uma disciplina que ajudou muito apresentando uma visão bem clara, conteúdos, atividades, professores foi a disciplina de EJA. Nesta disciplina não houve enrolação e ela serviu para a construção de uma aprendizagem útil, a qual estou utilizando no TCC agora. Mesmo antes de entrar na turma de EJA do estágio eu já possuía um quadro bem claro da situação. Um exemplo, é o da citação a seguir:

Ele é geralmente o migrante que chega às grandes metrópoles proveniente de áreas rurais empobrecidas, filho de trabalhadores rurais não qualificados e com baixo nível de instrução escolar (muito frequentemente analfabetos), ele próprio com uma passagem curta e não sistemática pela escola e trabalhando em ocupações urbanas não qualificadas, após experiência de trabalho na infância e na adolescência, que busca a escola tardiamente para alfabetizar-se ou cursar algumas séries do ensino supletivo.(Oliveira, 1999).

Quando fui trabalhar na turma percebi que estas eram as características das mesmas: Uma turma com vinte alunos matriculados, no entanto uma média de nove alunos frequentavam as aulas. Os alunos tinham idade entre 17 e 82 anos. Eram 12 mulheres e 08 homens. Sendo quatro menores de 20 anos, três entre 20-30, três entre 40-50 anos, quatro entre 50-60, três entre 60 e 70, dois entre 70-80 e um com mais de 80 anos. Eles moravam no interior, não havia escola próxima, tiveram que trabalhar ainda muito jovens ou criança, tiveram um dos pais, ou ambos, mortos muito cedo. Estes alunos em suas atividades de trabalho não conseguiram tempo nem condições para estudarem. Como atividade profissional eram: pedreiros, empregadas domésticas, cozinheiras, auxiliar de serviços gerais, costureiras, donas de casa, diaristas. E após muitos anos é que encontraram condições para conseguirem voltar a estudar, alguns estão aposentados, alguns fazem bicos, e outros ainda trabalham. A história de quase todos confirma o perfil de alunos desta modalidade de ensino.

domingo, 26 de setembro de 2010

6ª Semana

Para a realização do TCC estou trabalhando com o conceito estudando durante o curso sobre Arquiteturas Pedagógicas:

As arquiteturas pedagógicas são, antes de tudo, estruturas de aprendizagem realizadas a partir da confluência de diferentes componentes: abordagem pedagógica, software, internet, inteligência artificial, educação a distância, concepção de tempo e espaço. O caráter destas arquiteturas pedagógicas é pensar a aprendizagem como um trabalho artesanal, construído na vivência de experiências e na demanda de ação, interação e meta-reflexão do sujeito sobre os fatos, os objetos e o meio ambiente sócio-ecológico [Kerckhove 2003 apud Carvalho2005]. Seus pressupostos curriculares compreendem pedagogias abertas capazes de acolher didáticas flexíveis, maleáveis, adaptáveis a diferentes enfoques temáticos. (Carvalho, 2005)


Embora esta definição de APs esteja relacionada com a Educação a Distancia eu a utilizarei fazendo algumas ressalvas para que esta nova perspectiva de educação também possa ser utilizada no ensino presencial.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

5ª semana

Como estou trabalhando com tema “Arquiteturas Pedagógicas” fui pesquisar quando este termo foi usado pela primeira vez, pois no curso só trabalhamos com um texto sobre o assunto. Durante a pesquisa encontrei o termo sendo usado em 2002 por um grupo de professores da PUC. O título deste trabalho é: “Proposta de uma arquitetura pedagógica na formação de docentes diferenciados: uma experiência brasileira em EAD” este trabalho consta de um projeto de capacitação de professores educação a distância para os professores da PUCRS, tal atividade é assim descrita:
“No processo de capacitação, com duração de 110 horas, os professores não só lidam com processos de inserção em EAD, com competência em ferramentas e tecnologias mas, principalmente, ressignificam sua concepção e suas práticas acerca do ensino e da aprendizagem. Mediante situações-problema, os docentes constroem ambientes de aprendizagem, nos quais o sujeito real passa a ser o aluno”. (Santos, 2002). Neste mesmo ano o termo foi citado em um documento do MEC o qual normatizava a Educação a distância.

4ª semana

Para escrever a referência bibliográfica do TCC voltei a interdisciplina Escola, Projeto Pedagógico e Currículo para rever as ideias de Paulo Freire no seu livro Pedagogia da Autonomia (1996) neste ele apresenta as suas reflexões sobre a pedagogia dialógica , quando o vínculo entre educador e educando são construídos através da palavra, na partilha e aceitação do mundo do educando e na recriação conjunta da realidade. Ou seja ele acreditava que o papel do professor não é de transmissor de conhecimentos. Ele apresenta no livro :
“ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, às suas inibições” (Freire, 1996, p. 52).

domingo, 5 de setembro de 2010

3ª semana

Do primeiro eixo a aprendizagem que ficou foi com relação a utilização do blog, do PBwiki, a publicação de vídeos, a utilização de alguns sites como o xtimeline e a criação da linha do tempo. Para o TCC alguns destes conhecimentos estão sendo utilizados, pois trabalhei com blog com os alunos do estágio. Aprendi sozinha a utilizar o Audacity e trabalhei com os alunos na criação de programas de rádio e esta atividade é que servirá para o desenvolvimento do TCC.