Para a realização do TCC estou realizando várias pesquisas, uma diz respeito a utilização de rádios no ambiente escolar, atividade que realizei durante o estágio ,eixo 08, e estou analisando agora no TCC. O rádio como instrumento utilizado na área educacional já ocorreu em vários momentos históricos e com diferentes objetivos. O rádio começa a ser usado pelos brasileiros em 1922, de forma amadora e com várias dificuldades, apenas no final da década de 20 que há uma profissionalização do mesmo. ‘O carioca Edgard Roquette-Pinto defendia a ideia de que o rádio, enquanto inovação tecnológica de grande potencial, deveria ser empregado prioritariamente para levar educação e cultura a todas as partes do país. Nos anos de 1950 e 1960, o Movimento de Educação Base (MEB) representou a tentativa de resgatar os ideais de Roquette-Pinto. O projeto consistia em utilizar a metodologia de Paulo Freire para alfabetizar agricultores das regiões Norte e Nordeste.’(1) Hoje a criação de programas de rádio ocorre para estimular crianças, jovens e adultos a se expressarem e mostrarem as suas opiniões e ideias; dar voz a pessoas até então sem direito a isto, mostrar a dimensão política da informação e apresentar novas formas de construção cognitiva mediadas pelas novas tecnologias.
(1)www.catavento.org.br/arquivos/O_RADIO_NA_ESCOLA_COMO_INSTRUMENTO_EDUCATIVO.pdf
Um comentário:
Olá, Darlene:
É fato que estas novas tecnologias estão influenciando fortemente o conhecimento e as interrelações, não é mesmo? Creio que a cada estudo teu isso se confirma.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário