Este blog é utilizado para relacionar as aprendizagens e reflexões deste semestre da interdisciplina de Seminário Integrador
domingo, 10 de outubro de 2010
8ª Semana
Para a realização do Trabalho de Conclusão estou estudando conceitos relacionados com a alfabetização e o letramento e as várias dimensões destes. Estes conceitos foram trabalhados na Interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização no eixo 02, Educação de Jovens e Adultos e Linguagem e Educação ambas do eixo 07. Neste último eixo trabalhamos com os modelos de letramento autônomo e o modelo ideológico. Estes modelos estão relacionados com as práticas escolares, o modelo autônomo o qual aparece nas escolas, considera a aquisição da escrita como um processo neutro com o objetivo final do processo, a capacidade de interpretar e escrever textos abstratos dos gêneros expositivos e argumentativos. Assim os caminhos dos alunos já estariam previamente traçados em função de sua classe social e/ou etnia e não de sua inteligência ou potencialidade. Com o trabalho com a EJA percebi a necessidade de um letramento ideológico para que haja conscientização daqueles alunos e a transformação de suas vidas. Para isto é necessário uma proposta pedagógica que contemple esta demanda, no caso do TCC as Arquiteturas Pedagógicas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Darlene:
É necessário que leve-se em conta propostas que dêem sentido àquelas aprendizagens, não é mesmo? Porque se não o ensino ficará como sempre esteve.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário