As arquiteturas pedagógicas são, antes de tudo, estruturas de aprendizagem realizadas a partir da confluência de diferentes componentes: abordagem pedagógica, software, internet, inteligência artificial, educação a distância, concepção de tempo e espaço. O caráter destas arquiteturas pedagógicas é pensar a aprendizagem como um trabalho artesanal, construído na vivência de experiências e na demanda de ação, interação e meta-reflexão do sujeito sobre os fatos, os objetos e o meio ambiente sócio-ecológico [Kerckhove 2003 apud Carvalho2005]. Seus pressupostos curriculares compreendem pedagogias abertas capazes de acolher didáticas flexíveis, maleáveis, adaptáveis a diferentes enfoques temáticos. (Carvalho, 2005)
Embora esta definição de APs esteja relacionada com a Educação a Distancia eu a utilizarei fazendo algumas ressalvas para que esta nova perspectiva de educação também possa ser utilizada no ensino presencial.
Um comentário:
Com certeza, as APs podem ser realizadas tanto no ensino a distância quanto no presencial!
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário