Este blog é utilizado para relacionar as aprendizagens e reflexões deste semestre da interdisciplina de Seminário Integrador
domingo, 12 de abril de 2009
4ª Semana
Durante o trabalho de construção do mosaico étnico-racial fiz algumas perguntas para os alunos pensarem sobre o tema, percebi que 90% dos alunos nunca tinham pensado sobre o assunto. Muitos não têm a menor noção de qual raça ou etnia pertencem seus pais, nem sabem a qual raça, eles mesmos, pertencem. Alguns alunos pertencentes a raça negra vinham me perguntar qual era a sua origem, pois eles não tinham a menor noção, eu tentava fazer eles perceberem pelos traços físicos a que raça pertenciam, mas eles não queriam ou não conseguiam perceber. Alguns resumiram dizendo que eram brasileiros. Algumas outras palavras apareceram como: sarara, branca escura, sarara branca, moreno. Com relação aos hábitos alimentares que mostravam o seu pertencimento racial a situação foi pior, pois os poucos que falaram alguma coisa mostraram total desconhecimento. Um aluno colocou que sua família era de origem alemã e a comida que mostrava isto era a pizza, outro como sendo descende de judeus e italianos e a comida feijão com arroz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Darlene: Pode-se perceber o quanto essa atividade foi relevante, não? Ainda mais pelo desconhecimento dos alunos quanto suas próprias origens e o quanto esta atividade ajudou no auto-conhecimento destes. Abraço, Anice.
Postar um comentário