domingo, 19 de abril de 2009

5ª Semana

O trabalho do grupo 03 de Filosofia da Educação, ao qual eu pertenço, era defender as posições do antropólogo francês, Claude Lee, as quais apareciam no texto “O dilema do antropólogo francês”. Após ler o texto apresentei os seguintes argumentos justificando a decisão dele: Como, segundo o texto, ele é um pesquisador, e estará temporariamente junto aos habitantes da ilha, não quer usar a sua cultura como parâmetro para julgar os nativos, evitando assim, colocar sua cultura como superior ao do povo pesquisado; o antropólogo mente para ser fiel aos seus princípios; o pesquisador não quer interferir na cultura daquele povo, para não “contaminar” aquela cultura. A colega Eunice apresentou como argumento a questão o pesquisador agir contra a própria consciência valorativa, pois mesmo tendo valores morais que “ditem” como devem ser nossas ações, podemos não seguir essa orientação.Com a apresentação dos argumentos contra e a favor percebi que o texto apresenta um paradoxo, ou seja, é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Darlene: Esta atividade te fez remeter a episódios dentro da escola? É comum perceber no dia-a-dia dilemas desta ordem? São questões a se pensar... Abraço, Anice.