segunda-feira, 28 de setembro de 2009

5ª semana

Esta semana trabalhamos, entre outros tantos e tantos, com o texto “A origem da modalidade de currículo integrado” de Santomé. Neste, o autor mostra as relações entre os modelos de produção “Taylorismo” ou “Fordismo” e o “Toyotismo” ou “Ohnonismo” com os modelos de educação, com o primeiro, o compartilhamento das áreas, das disciplinas e, com o segundo, o modelo de globalização ou integração. Esta semana estou me sentindo no modelo “Fordista”, onde tenho várias tarefas para executar, sem parar um minuto para pensar sobre o que estou fazendo, sem conseguir fazer as relações entre as áreas, me aprofundar nos conteúdos ou compreender o que estou estudando, além de ficar cheia de dúvidas que são respondidas com outras perguntas. Então eu apenas faço tarefas, como os operários apertavam parafusos dia e noite, noite e dia.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Darlene!

Gostei da associação que fizeste de como estás te sentindo com o modelo de Ford. Já pensaste em mudar esta situação? Qual seria a "solução" para deixares de te sentir assim? Em quais momentos, percebe-se assim? É importante comentar o que está te atrapalhando, até para saber o que deve ser modificado...

Abraço, Anice.