domingo, 16 de novembro de 2008

15ª semana

No Brasil temos um sistema educativo fragmentado, compreendendo várias redes de velocidades diversas, mal se compara ao modelo que veio dos ocidentais na segunda metade do século XIX e deu origem ao nosso. O estado nunca quis ou pôde controlar o conjunto do processo de escolarização de massa ao longo do século XX. Assim temos hoje basicamente dois modelos: educação pública X educação particular. A segunda serve para formar os filhos de uma elite. A outra serve para a maior parte da população. A escola pública apresenta uma série de problemas : falta de verbas necessárias para uma educação de qualidade, baixos salários para os professores, desmotivando muitas pessoas a tornarem-se professores ou permanecerem na profissão, baixo nível de qualificação dos professores, ou presença de professores leigos em sala de aula, falta de infra-estrutura nas escolas, descentralização das verbas deixando a cargo da comunidade escolar resolver seus problemas com tão pouca verba. Como resultado de todo este descaso, os índices de desempenho dos alunos das escolas públicas, em qualquer das avaliações existentes é alarmante, mesmo dentro da América Latina aparecemos mal colocados. Algo de urgente tem de ser feito para mudar esta situação.
Fonte: AKKARI, A. J. Desigualdades educativas estruturais no Brasil: entre Estado, privatização e descentralização. In Educação e Sociedade, ano XXII, n.74, abril 2001. p. 163 – 189.
Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid =S0101-73302001000100010&lng=en&nrm=iso

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