domingo, 9 de novembro de 2008

13ª semana

Neste post vou apresentar algumas idéias de Maurice Tardif sobre o trabalho docente e fazer uma reflexão relacionando estas idéias com a prática em sala de aula, do texto “O trabalho docente, a pedagogia e o ensino” Cap. 3. p.112 de Maurice Tardif trabalhado na disciplina de ECS . No texto o autor usa diferentes recursos conceituais e empíricos para apresentar a natureza da pedagogia e do ensino no ambiente escolar com o objetivo de “mostrar como a análise do trabalho dos professores, considerado em seus diversos componentes, tensões e dilemas, permite compreender melhor a pratica pedagogia na escola.” (Tardif, 2003 p.2). Vou analisar a seguinte afirmação do autor:
"Constata-se, portanto, que a maioria das pessoas que se interessam pelo ensino fala sobretudo, e até exclusivamente, daquilo que os professores deveriam ou não deveriam fazer, ao invés de se interessar pelo que fazem realmente." (Tardif, 2003 p. 3).
Nesta afirmação aparece um fato que é muito comum de ser observado nas pesquisas realizadas em sala de aula, quando são analisadas aulas gravadas em vídeo ou em áudio ou com a observação direta, ou por entrevistas ou ainda pela análise de materiais produzidos pelos professores (planejamento, avaliação). Então os pesquisadores entram em sala de aula com uma teoria e “avaliam” se os professores utilizam determinada teoria e qual o motivo para isto. Outras vezes fazem listas de atitudes ou atividades “erradas”, segundo a visão do pesquisador, que os professores tem e/ou utilizam em sala de aula. Na maioria das vezes os resultados nunca são apresentados ou discutidos com o professor pesquisado. É uma rotina o pesquisador chegar na escola colher os dados e virar as costas. Nas escolas em que trabalho, tenho brigado para que o processo não seja assim. Primeiro que seja apresentado o projeto de pesquisa para todos, que os resultados sejam trazidos para escola e principalmente o pesquisador apresente uma proposta de trabalho para contribuir com a escola, ou seja, desenvolver um trabalho em contrapartida ao direito de colher os dados. Já conseguimos desta forma curso de informática para alunos, palestra para pais e alunos, oficinas com atividades lúdicas.

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