domingo, 22 de novembro de 2009

13ª semana

Esta semana trabalhamos com o texto ‘Coesão e coerência em textos escritos iniciais: algumas reflexões’ na Interdisciplina de Linguagem. O primeiro ponto que eu gostaria de salientar é a necessidade dos professores trabalham com diferentes portadores textuais como: receitas, poemas, letras musicais, fábulas, lendas, histórias em quadrinhos, propagandas, rótulo de produtos, convites ou ingressos, cartazes diversos e o outros. Observo que os alunos não admitem a possibilidade de uma história começar de outra forma que não seja ‘Era uma vez’ e terminar com o final feliz e de preferência com ‘E todos viveram felizes para sempre’. Em segundo lugar gostaria de salientar a importância dos professores começarem a questionar as crianças, desde a primeira série, com relação a coesão e coerência de seus textos, assim como sugerir outros recursos de coesão. Já tinha conhecimento da necessidade de questionar os problemas de coesão e coerência com o texto dos maiores, no entanto desde o primeiro ano escolar, foi uma abordagem nova. Outro ponto que eu desconhecia era a classificação dos quatro tipos de progressão temática apresentada pelos autores e baseado em Massini-Cagliari : uma progressão te­mática linear, progressão temática com tema cons­tante, de progressão com tema derivado, progressão com salto temático. Acredito que este trabalho com os pequenos seja possível e que se eles conseguirem observar tais aspectos em seus textos e nos dos colegas, certamente conseguirão fazer produções bem melhores. Penso que a melhor forma de desenvolver coesão e coerência nos textos dos alunos seja a rescrita deste material. Esta pode ser coletiva quando o professor apresenta um texto e a turma junta faz a reescrita, individual com a criação de um código com o qual os alunos possam compreender e tentar reescrever o seu próprio texto, sempre chamando a atenção para apenas alguns pontos que precisam ser melhorados e não marcando todos os problemas apresentados no texto, e por último em duplas quando um colega tenta ajudar o outro a melhorar o seu texto.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Darlene:

Instigar os alunos desde cedo é realmente importante, até para acostumá-los a rever, argumentar e encontrar lógica ao que escrevem.

Este exemplos possíveis em sala de aula servem de sugestão para teus colegas.

Abraço, Anice.