Este blog é utilizado para relacionar as aprendizagens e reflexões deste semestre da interdisciplina de Seminário Integrador
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
12ª semana
Durante esta semana trabalhamos com alguns textos sobre o ensino nas escolas para surdos e quais as possibilidades de mudança. Sabemos que a maioria das escolas de surdos tem um ensino estruturado por ouvintes, não respeitando a cultura, língua e identidade das pessoas surdas. Um contra ponto a isto é a Pedagogia Surda onde as identidades, as línguas, os projetos educacionais, a história, a arte, as comunidades e as culturas surdas, são focalizados e entendidos a partir da diferença, a partir do seu reconhecimento político. Nessa perspectiva, o surdo é reconhecido como um sujeito completo e não como um sujeito deficiente, a quem falta algo. Desta forma a Pedagogia Surda não valoriza aquilo que falta, mas a cultura visual dos surdos em suas práticas inclusive a sua língua própria, a Língua de Sinais. Estas idéias do autor estão de acordo com o que se pensa hoje em termo de educação como um todo: respeito às diferenças, estabelecimento de novos paradigmas, produção da singularidade e ruptura com os modelos que hoje se apresentam como padrão. Assim respeitar os surdos como pessoas completas com sua cultura própria.
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Um comentário:
Olá, Darlene: em poucas palavras conseguiste descrever as características, história e subjetividade do surdo e é exatamente estes conceitos que as pessoas necessitam compreender para que o preconceito cesse. Abraço, Anice.
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