Este blog é utilizado para relacionar as aprendizagens e reflexões deste semestre da interdisciplina de Seminário Integrador
domingo, 14 de junho de 2009
13ª Semana
O termo “índio” foi o resultado de um erro náutico. Cristóvão Colombo, achando que havia chego às Índias em 1942, chamou os nativos de índios ou indígenas, mas realmente havia chego na América. Na verdade não existe nenhum povo, tribo ou clã com a denominação de índio, cada “índio” pertence a um povo, a uma etnia identificada por sua denominação própria.
No entanto na década de 1970 os povos indígenas do Brasil, chegaram à conclusão de que era importante manter, aceitar e promover a denominação genérica de índio ou indígena, como uma identidade que une, articula, visibiliza e fortalece todos os povos originários do atual território brasileiro e, principalmente, para demarcar a fronteira étnica e identitária entre eles.
Este sentimento e esta atitude positiva estão provocando o chamado fenômeno da etnogênese, principalmente no Nordeste. Os povos indígenas, que por força de séculos de repressão colonial escondiam e negavam suas identidades étnicas, agora reivindicam o reconhecimento de suas etnicidades e de suas territorialidades nos marcos do Estado brasileiro. Então o que parecia ser algo pejorativo no passado, todos os povos serem chamados de indígenas ou índios, hoje se transformou em uma maneira de apresentar-se a toda a sociedade brasileira mostrando a sua diferença com relação aos outros povos que não são moradores nativos destas terras, como também, de uma forma de união para brigar pelos interesses em comum entre os diferentes povos indígenas.
Fonte : “ Os índios no Brasil quem são e quantos são” Texto extraído do livro “O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos Indígenas no Brasil de hoje” – Brasília, 2006.Autor: Gersen dos Santos Luciano – Baniwa
Site: http://www.trilhasdeconhecimentos.etc.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Darlene: gostei bastante da tua postagem, mas é interessante que possas situar ao leitor porque elegeste esta atividade para postar aqui no blog. O que deste texto é considerado por ti como uma aprendizagem? Quais informações? O ganho deste conhecimento te ajudou na prática escolar? Abraço, Anice.
Postar um comentário