domingo, 14 de setembro de 2008

6ª semana

Após a leitura dos dois textos, de Erikson e Maturana, consegui perceber as seguintes questões. O primeiro autor apresenta aspectos relacionados com o psicológico e com o comportamental, dividindo por etapas, com uma classificação pré-determinada, o desenvolvimento humano. Este autor coloca como ponto principal de cada etapa a dicotomia, a crise e a necessidade de superá-la para resolver a crise da etapa seguinte. Já Maturana não apresenta esta classificação por etapas, por compreender que a experiência de viver é construída no momento em que estamos interagindo no mundo, como somos autônomos e auto-produtores, esta experiência não é pré-estabelecida mas construída , isto ocorre através do engajamento da linguagem e da emoção, as quais estabelecem a forma de como encontramos com o outro, se concebemos a realidade como única (caminho 1- objetividade-sem-parênteses) o outro deverá fazer o que dissermos ou está contra nós; se concebermos que não há verdade absoluta, nem verdade relativa, mas há muitas verdades diferentes, (caminho 2 – objetividade-entre-parênteses) o encontro com o outro será de aceitação, amoroso. Esta segunda teoria, das transformações na convivência, de Maturana, conseguiu satisfazer bem mais aquilo que eu penso da existência humana que é uma para cada pessoa, construída dia-a-dia e pode ser reformulada a qualquer momento.

Um comentário:

Geny disse...

Prezada aluna Darlene visitando o seu Portfólio os registros e reflexões são pertinentes. As leituras são os subsídios oportunos para um bom embasamento acadêmico. Achei interessante essa colocação. “SEGUNDO O AUTOR: A EDUCAÇÃO É A AÇÃO EXERCIDA PELAS GERAÇÕES ADULTAS SOBRE AS GERAÇÕES QUE NÃO SE ENCONTRAM AINDA PREPARADAS PARA A VIDA SOCIAL”. Nos dias de hoje a maioria das crianças e adolescentes são rebeldes. Como você trabalharia essa rebeldia com seus alunos?
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora- Seminário Integrador
PEAD/FACED/UFGRS