Por este ser um semestre que promete que trabalharemos muito com a teoria, e por esta primeira semana estar fazendo o trabalho de Organização e Gestão da Educação, o qual consta de uma lista de definições de alguns termos, resolvi escrever sobre conceitos, termos e definições.
As palavras novas, ou com novos sentidos, vão entrando no nosso dia-a-dia e nós começamos a utilizá-las, muitas vezes, com muita naturalidade, sem questionarmos por que estamos usando aqueles termos, porque estamos deixando de usar uma para usar outra palavra. Quando temos de definir palavras como políticas públicas, neoliberalismo, globalização as dúvidas e os questionamentos aparecem e a tarefa acaba ficando muito difícil. Então nos damos conta de algumas coisas.
Se pensarmos em educação, exatamente em instrumentos de avaliação, podemos citar alguns termos que ao longo da história da educação foram usados como sabatina, prova oral, exames, prova, teste, verificação e avaliação. Eles foram mudando e muitas vezes não percebemos que cada novo termo surge dentro de uma nova concepção de avaliação e cada palavra carrega consigo toda uma carga ideológica. Então não é por acaso que hoje usamos nas escolas palavras como: qualidade, metas, gestores, grupos de trabalho. Levando isto em consideração temos de estar sempre atentos e procurando descobrir qual a carga que cada palavra carrega, para não defendermos propostas que não acreditamos apenas usando uma determinada palavra ao invés de outra.
Um comentário:
Excelente! Continue postando mensagens como essa em que houve uma reflexão, um pensar sobre um assunto, neste caso as palavras, as concepções vinculadas e as propostas que as fundamentam. Parabéns!
Postar um comentário