domingo, 31 de agosto de 2008

4ª semana

Qual a definição de educação?

Segundo Durkheim os erros de algumas definições estariam no aspecto que “Elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente; é essa educação universal a única que o teorista se esforça por definir. Mas, se antes de o fazer, ele considera história, não encontraria nada em que apoiasse tal hipótese. A educação tem variado infinitamente, com o tempo e o meio.” Ou seja o fim da educação é historicamente construído, varia de acordo com cada período e não pode ser fixo. E para cada período o modelo de educação é uma imposição da sociedade pois sem este modelo em comum os homem não poderiam relacionar-se.
Segundo o autor: “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine.”
Partindo desta definição constatamos que temos duas parte uma um ser individual e outra um ser social. “Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.” Pois este homem social e moral não nasce pronto, ele tem de ser construído ao longo de sua existência. A educação “cria no homem um ser novo”, atividade está que é restrita aos seres humanos e que acontece porque o homem vive em sociedade.

Trabalho realizado baseado em :

DURKHEIM, Émile. A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora In PEREIRA, LUIZ e FORACHI, Marialice. Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. 8. ed. São Paulo: Nacional, 1977.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Oi, Darlene!
Como este ser individual e social se relacionam? Como ocorre essa ligação, constituindo um cidadão, por exemplo?
Uma pequena provocação. :-)