sexta-feira, 20 de agosto de 2010

1ª semana

Para este começo de semestre vou fazer uma reflexão sobre o que eu entendo como uma Universidade, para tal apresento uma fala de João Carlos Salles Pires da Silva, com a qual eu concordo em quase a totalidade: “Uma Universidade autêntica nunca se resume a uma instituição de ensino, nem é sua marca própria a mera prestação de serviços. Uma Universidade pode formar pessoas e ter um ensino de qualidade exatamente pelas pesquisas que desenvolve e pela relação singular e orgânica que estabelece com a comunidade. Assim, como instituição pública, democrática e gratuita de ensino superior, a Universidade se caracteriza por produzir conhecimento, mantendo uma necessária relação com a sociedade em que se insere, de sorte que tal laço indissolúvel entre ensino, pesquisa e extensão deve ser bem mais que uma simples bandeira. Tal laço nos define. Desse modo, dada sua natureza, seu compromisso com a produção de conhecimentos e sua interação com a sociedade, a Universidade torna-se lugar natural de concorrência entre saberes e também de crítica e de reflexão, sendo forte e necessária sua resistência ao que porventura possa ameaçar seu espírito crítico e cívico – espírito mediante o qual ela pode distinguir, por exemplo, os interesses de longo prazo da sociedade dos interesses imediatistas do mercado.”

Fonte: http://www.ffch.ufba.br/IMG/pdf/Programa_de_Gestao_FFCH.pdf

Concordo com o texto que uma instituição ou curso que vise apenas o ensino não é uma Universidade, mas um colégio de terceiro grau. Em uma universidade tem de haver a pluralidade de idéias, de pontos de vista, de conhecimento de teóricos com visões diferentes. Um aspecto importantíssimo é a capacidade da convivência da diversidade e de aceitação da crítica e da avaliação, seja ela positiva ou não. Em uma Universidade não se admite a retaliação daqueles que pensam de forma diferente da maioria, que têm a coragem de expor suas idéias ou o uso do antigo artifício de uso das notas para coagir os que pensam diferente. No entanto nem todas conseguem ser Universidades, e são curso de formação do 3º grau.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Darlene:

Teu questionamento foi bem vindo, mas fiquei curiosa sobre o porquê elegeste este tema aqui no blog. Poderias nos contar por que tiveste interesse em compartilhar aqui?

Grande abraço, Anice.