Esta semana estou envolvida com o planejamento geral e semanal da turma a qual estou trabalhando. Para realização deste planejamento levei em consideração alguns itens já trabalhos na Interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação. Estes são : Contextualização, que é a caracterização da instituição e da turma. Para quem planejar? Em que contexto?; Eixo integrador, que é a temática do planejamento, o princípio de articulação entre os conteúdos; Justificativa, ou seja, dizer o porquê se está apresentando o planejamento, de onde surgiram as idéias que constam nele, qual foi a motivação para tal escolha; Objetivos, é o fim que se deseja alcançar com o planejamento. Podemos fazer perguntas como: ‘O quê ?’ e ‘Para quê?’ ; Conteúdos , é o que vai ser eleito para ser trabalho com os alunos de acordo com a temática do eixo integrador, ou seja, ‘O que trabalhar?’; Estratégias, é a forma como o planejamento vai se desenvolver de fato no dia-a-dia. Podemos fazer a pergunta ‘Como?’, Recursos, são os meios em termos de
material, pessoal, espaço e tempo que são necessários para que o planejamento aconteça; Avaliação, que é o acompanhamento que será feito durante todo o processo de execução do planejamento, é necessário apresentar os critérios que serão Penso que um item muito importante que faltou entre os elementos apresentados no texto é a FLEXIBILIDADE do planejamento. A escola e a sala de aula são dinâmicas, muitas coisas acontecem durante um período, os alunos apresentam situações em sala de aula que não foram pensadas no planejamento, assim este deve ser um norte a seguir, mas jamais a estrada única que não pode ser abandonada.
Um comentário:
Com certeza, Darlene!
Temos que ter em mente que o planejamento é um facilitador. É uma ferramenta que nos conduz, nos orienta, mas ela não prevê tudo. A flexibilidade tem que existir, já que, uma questão suscita outras tantas e cabe a cada profissional tentar explorar esta demanda, transformando-a em aprendizagem.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário