Estamos trabalhando com os registro e análise das provas do Método Clínico de Piaget. No primeiro momento, da aplicação do teste de Conservação da Massa, tudo pareceu ser muito fácil de realizar. Após a aula presencial e a releitura do trabalho percebi alguns problemas que aconteceram durante a aplicação da prova. No primeiro item do teste (Igualdade Inicial) o aplicador tem de assegurar-se de que a criança percebe que as duas bolinhas têm a mesma quantidade de massa e isto não foi feito. Também, é necessário que as perguntas sejam objetivas, não permitindo dúvidas na sua interpretação nem indução a resposta. Portanto seria apropriado perguntar a criança se há a mesma quantidade de massa, e não se são do mesmo tamanho ou são iguais. Outra observação que percebi após o trabalho é que deve-se dar duas ou três respostas possíveis para o aluno quando é feito a pergunta. Quando se dá apenas uma possibilidade pode-se induzir a resposta. Assim deve-se perguntar: Elas têm a mesma quantidade de massa ou não? Ou ainda: Elas têm mais massa, menos ou são iguais?
Outras questões que algumas vezes não realizei durante a aplicação foram: perguntar a criança antes da transformação, se a nova forma continuaria com a mesma quantidade de massa; questionar a resposta da criança para que ela explique como pensou; usar a contra-argumentação na resposta. Por ser a primeira vez que apliquei o teste me detive em determinados pontos e esqueci de uns ou não valorizei outros. Após todas as análises, continuei achando que a aluna observada enquadra-se no estágio pré-operatório, ou seja, com todos os erros ainda consegui ter uma resposta satisfatória no final, mas a aplicação, e principalmente a releitura do relado desta, serviram para melhorar a minha compreensão das provas utilizadas por Piaget.
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